Ecotours Portugal - Charme e turismo sustentável

Cotação GrátisTelefone

Viajando por Portugal? Dê uma chance a Coimbra

Regressar aos posts »

Dê uma Chance a Coimbra - 1Coimbra, a “Cidade dos Estudantes”, terra do amor e Património Mundial da UNESCO. Um verdadeiro paraíso, entre Porto e Lisboa, aqui encontrará alguns dos locais mais belos e emblemáticos de Portugal.

Cidade de eleição por vários turistas portugueses, Coimbra abre as suas portas a todos os que a desejem conhecer. Garantimos que não se vai arrepender de visitar todos os lugares encantados desta antiga cidade!

E quando visitar Portugal, dê uma chance a Coimbra, uma das cidades mais importantes da Europa, devido à sua riqueza histórica. Conhecida como a Cidade Académica, Coimbra é uma verdadeira flor, sempre pronta a florescer e ser admirada. Este ano, tire um tempo da sua escapadinha, e visite Coimbra com o seu mais que tudo!

A História Que Precisa de Conhecer:

Para os Portugueses, a primeira coisa que nos ocorre quando se fala de Coimbra é uma história: a história de amor entre o Rei Pedro I e Inês de Castro, a amante do Rei. Inês era uma nobre mulher Galega quando se apaixonou pelo Rei que, na altura, era ainda casado. No entanto, e como os tempos eram bem diferentes, o pai de Pedro I – Rei Afonso IV – não gostou muito deste caso extraconjugal, tendo assim ordenado aos seus carrascos que matassem Inês em frente ao seu filho.

Na Quinta das Lágrimas é ainda possível encontrar as pedras vermelhas da Fonte dos Amores, representando o sangue de Inês. Sendo que o nome “Lágrimas” representa as lágrimas de todos os que por ela choraram. Inês de Castro foi ainda declarada Rainha de Portugal, após a sua morte.

Dê uma Chance a Coimbra - 2
O Mosteiro de Alcobaça é perfeito para passar um dia inteiro a descobrir o seu interior!

A trágica história de Pedro e Inês deu origem a algumas das melhores obras de arte, tais como pinturas, música, literatura e escultura.

Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas foi, em tempos, testemunha do amor entre o Príncipe Pedro e Inês de Castro, e é ainda possível sentir toda a sua paixão pelo ar. Este é provavelmente o local mais romântico de Portugal, onde todos os casais Portugueses fazem questão de visitar, pelo menos uma vez na vida, para descobrir a sua história. No início, a Quinta das Lágrimas terá sido construída para a realeza e membros da alta sociedade, mas, hoje em dia, é um vasto parque repleto de trilhos encantadores e densos arvoredos, perfeito para apreciar a Natureza.

A Antiga Universidade

Esta Universidade é não só a mais antiga de Portugal, mas também a mais antiga em todo o Mundo. Construída em 1290, esta Universidade terá começado em Lisboa, mas em 1308 foi transferida para Coimbra, tendo-se finalmente assentado nesta cidade em 1537. A Universidade possui uma elevada ligação com os melhores intelectuais, dedicados às mais variadas ciências, sendo ainda parte da cultura Portuguesa e de grande importância na política. Se escolher esta Universidade para estudar, será certamente reconhecido.

Dê uma Chance a Coimbra - 3
As praias do Algarve são famosas por todo o Mundo e, depois de as visitar, isso não nos surpreende!

Mosteiro de Santa Cruz

Situado bem no coração de Coimbra, esta igreja é um Monumento Nacional, construído entre 1132 e 1223. Quando visitar este Mosteiro pela primeira vez, garantimos que se irá surpreender com a sua impressionante e magnífica fachada. Todos os amantes de História serão absorvidos por todos os ornamentos da época manuelina renascentista deste monumento. Lindo e grandioso, duas palavras que definem no imediato o Mosteiro de Santa Cruz. Uma curiosidade: o primeiro rei de Portugal – o Rei Afonso Henriques – encontra-se aqui sepultado.

Cruzeiro no Rio Mondego

Coimbra está replete de monumentos fantásticos, mas um pequeno cruzeiro pelo seu rio vale bem a pena, e a sua estadia aqui ficará ainda mais completa. Esta agradável viagem de barco irá permitir-lhe visualizar alguns dos pontos mais interessantes de Coimbra, tais como as pontes de Santa Clara e Rainha Santa Isabel, a Ponte de Açude, o Parque da Canção, Lapa dos Esteios – um agradável jardim perto do rio, e a Quinta das Varandas.

Dê uma Chance a Coimbra - 4
Viseu é uma região fantástica no Norte de Portugal, à espera da sua visita!

Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha

Continuando a nossa visita por esta cidade medieval, não se esqueça desta fantástica igreja. Diretamente ligada à Rainha Santa Isabel, este monumento foi substituído por outro Mosteiro pelo Rei João IV, devido às cheias e inundações pelas águas do Rio Mondego, tornando a vida neste Mosteiro impossível. Hoje em dia é possível visitar o interior deste monumento, após 17 longos anos de uma intensiva reconstrução.

O Jardim Botânico

Não importa quais são os seus conhecimentos sobre fauna e flora, este jardim vale a pena a visita, principalmente se viajar com crianças. Este jardim com mais de 13 hectares pertence à Universidade de Coimbra, e incluí uma variada vegetação, vinda dos quatro cantos do Mundo. Quando visitar este incrível jardim, reserve espaço suficiente no seu telemóvel ou câmara fotográfica, porque temos a certeza que irá desejar tirar tantas fotografias, quantas conseguir! Além disso, o Jardim promove várias atividades cívicas e culturais, para que todos possam ficar a saber um pouco mais sobre a preservação da Natureza e como a apreciar.

Dê uma Chance a Coimbra - 5
A Cataplana de Peixe é um prato delicioso e, praticamente obrigatório se visitar o Algarve!

Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é, muito possivelmente, um lugar por onde todos os Portugueses já passaram. O seu projeto começou em 1940, pelo Dr. Byssaia Barreto – um Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra. Repleto de fantasias, este local é bastante interessante para todos os que gostam de providenciar um dia divertido e cultural aos mais pequenos. Cultural? Sim! Neste lugar todos os edifícios são réplicas dos monumentos Portugueses mais importantes, construídos especialmente à escala das crianças, fazendo com eles consigam visitar um interior à sua medida, tornando a experiência muito mais divertida!

Dê uma Chance a Coimbra - 6
No Sul de Portugal encontra os campos de Golfe mais incríveis!

Coimbra é diferente, monumental e medieval – e repleta de boas razões para que comece já a planear a sua próxima escapadinha a Coimbra, um local famoso em Portugal, com diferentes significados, e repleto de encantos. E pode sempre descobrir esta cidade maravilhosa com o nosso roteiro de grupo ou, pode optar por uma experiência privativa e descobrir os tesouros mais incríveis desta fantástica cidade.

Regressar aos posts »