Ecotours Portugal - Charme e turismo sustentável

Cotação GrátisTelefone

Alerta Amantes de Vinho: As Melhores Regiões Vinícolas em Portugal

Regressar aos posts »

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 1Se adora viajar e um bom vinho, então este artigo é para si. Portugal é a casa de alguns dos melhores vinhos em todo o mundo, muitos deles reconhecidos e premiados em alguns dos concursos vinícolas mais exigentes.

Por isso, se ainda não decidiu o seu próximo destino de Enoturismo, mantenha-se atento e descubra as melhores regiões vinícolas em Portugal!

 

De Norte a Sul, Portugal revela-se uma verdadeira surpresa para os amantes do bom vinho. Tinto, verde, rosé, doce ou amargo, os nossos vinhos são um luxo único, ao alcance de todas as boas mesas. Continue connosco e descubra a Rota dos Vinhos que preparamos especialmente para si. E não se esqueça de servir um bom vinho português, no seu próximo jantar!

O Vinho Verde

Um dos mais famosos em Portugal, o nosso Vinho Verde frizante, pode não ser mesmo verde na sua cor, mas é jovem, fresco e um ótimo acompanhamento para um prato de peixe, ou apenas como refresco de Verão. Este tipo de vinho é rapidamente engarrafado, após a sua produção, sendo rapidamente vendido e servido. Como é um vinho jovem, e não demora tantos anos a amadurecer – como alguns outros vinhos – o vinho verde tem ainda um nível de álcool mais baixo. Algumas das nossas marcas mais conhecidas são Gazela, Alvarinho, Monção e Muralhas.

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 2
O Vinho Verde é perfeito para os dias quentes do verão

O Vinho do Porto

Doce, perfeito para oferecer e ideal para tornar qualquer conversa, ainda mais interessante. O nosso Vinho do Porto é a nossa maior conquista e o seu sucesso é evidente. O Vale do Douro, a região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é o lar deste sucesso de vendas. É possível escolher entre diferentes aromas e sabores com que o vinho dos presenteia: framboesa, amora caramelo, canela ou chocolate. Este vinho demora alguns anos (mais de 30) a atingir a sua idade ideal, e deve ser sempre servido um pouco abaixo da temperatura ambiente. Experimente servir uma garrafa deste vinho delicioso a acompanhar uma tábua de queijos, sobremesas bem doces ou chocolate negro – uma experiência única e que todos os apreciadores de vinho devem ter, pelo menos uma vez na vida! Algumas das marcas mais conhecidas são: Ferreira, Kopke e Noval Vintage.

Mas, apesar desta região ser normalmente relacionada com o a produção de Vinho do Porto, é aqui que também se produzem alguns dos melhores vinhos de mesa. Estes néctares são tão deliciosos, que conseguiram obter a maior classificação de vinhos locais na DOC – Denominação de Origem Controlada.

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 3
As vinhas do Vinho do Porto situam-se na Região do Douro

A Região de Dão

Estes vinhos são criados num clima bastante diferente, longe das chuvas, do oceano e de ventos fortes. A elevada altitude torna este vinho ainda mais robusto e interessante, uma vez que transmite ao vinho uma acidez especial – sendo possível encontrar duas variedades: Tinto e Branco. Os vinhos do Dão, nascidos em regiões graníticas, envelhecem facilmente e são vendidos nas mais variadas texturas: leve, fresco ou fermentados nos barris. Alguns destes vinhos são o Bical, o Verdelho e o famoso Encruzado.

A Região da Bairrada

Terra do Leitão e de muitos outros sabores intensos e explosivos, o Vinho da Bairrada é proveniente de regiões planas de florestação densa. O Bairrada Clássico é um dos vinhos mais conhecidos nas mesas tradicionalmente portuguesas. Este vinho consegue envelhecer por mais de 10 anos, e é vendido Tinto ou Branco. O vinho branco tende a ter um aroma mais floral e é delicioso para se servir na primavera ou verão. Alguns dos vinhos mais conhecidos são: Arinto, Bical, Baga, Touriga Nacional e Merlot.

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 4
Na Bairrada poderá visitar o famoso "Museu do Vinho"

A Península de Setúbal

Tanto Setúbal como Tróia são penínsulas fantásticas, tendo-se tornado bastante importantes no que toca à produção de vinhos. O clima é muito provavelmente um dos melhores: verões suaves, quentes e secos e invernos chuvosos. Estes vinhos são também conhecidos por envelhecerem muito bem. O Moscatel é um vinho doce e intenso em Portugal, usado normalmente como sobremesa ou digestivo. O Castelão (também conhecido como Periquita) é outro bom vinho frutado de Setúbal. As versões de vinho branco são: Arinto, Moscatel de Setúbal e Fernão Pires.

A Região do Alentejo

Os Portugueses adoram ter sempre uma garrafa deste vinho por casa, não vá aparecer alguma visita inesperada! No Alentejo o solo é diferente: seco e avermelhado, tornando a produção de vinho branco difícil, mas não impossível. Alguns dos melhores vinhos tintos são Borba, Redondo e Reguengos e, acredite, são vinhos capazes de tornar as refeições muito mais harmoniosas. Antão Vaz é provavelmente o vinho mais famoso, de sabor frutado e com uma acidez ideal. Outros vinhos da região que valem a pena são também Cortes de Cima, Encostas do Enxoé, Pêra Manca e José de Sousa.

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 5
O Alentejo é um meio mais rural, mas as suas vinhas são incríveis

A Região do Algarve

Não é só o bom tempo e as melhores praias que tornam o Algarve num destino não cobiçado. Os seus vinhos também fazem parte do convite. Com um clima Mediterrânico, fresco e húmido, os vinhos aqui produzidos nascem das condições mais favoráveis. Os solos variam ainda de arenoso a arenito, ou até mesmo calcário ou plano sobre as rochas. Alguns dos melhores exemplos são Arinto, Malvasia Fina, Aragonez, Chardonnay e Touriga Nacional.

A Ilha da Madeira

A nossa Ilha também nos presenteia com um clima excelente, fazendo com que as suas vinhas resistam aos anos que as enfrentam. Paisagens montanhosas e solo fértil, são os ingredientes perfeitos para um vinho ácido, resultante da acidez natural das suas uvas. Algumas das variedades mais nobres incluem os vinhos brancos de Sercial, Verdelho e Terrantez. Tinta Negra é o vinho tinto mais produzido na Madeira, sendo um vinho tinto seco e delicioso. Ideal para combinar com um pouco de melão enrolado em presunto, ou até um queijo maduro.

Melhores Regiões Vinícolas em Portugal - 6
Os vinhos da Madeira são fortes de sabor e ideais para acompanhar um bom queijo

E, se é um verdadeiro Enoturista, junte-se à nossa Rota do Vinho e viva mais intensamente todos estes sabores e experiências. Este roteiro vinícola irá levá-lo pelas regiões mais importantes em Portugal, incluindo algumas caves e quintas vinícolas, onde o vinho é produzido.

Os vinhos portugueses são versáteis, bons e muito ricos, conseguindo transformar qualquer refeição numa experiência nova e vigorosa – venha descobri-los! 

Regressar aos posts »