Contato ecoTours Portugal

Turismo Sustentável em Portugal

Turismo Sustentável ou Turismo Responsável pretende chegar às necessidades dos turistas sem esquecer ou prejudicar as regiões receptoras, protegendo-as e ampliando as suas oportunidades futuras.

O Turismo Sustentável pretende ser um condutor entre a gestão das necessidades e recursos económicos, sociais e ambientais das localidades e os turistas. Este tipo de turismo é um Turismo Responsável e coerente na medida que coloca a integridade cultural e moral dos processos ecológicos e da diversidade biológica em equilíbrio entre o negócio do turismo e o meio-ambiente.

Sustentabilidade

O Turismo Sustentável baseia-se na ambição de fazer a diferença na população receptora e nos turistas que procuram as viagens para aprofundar horizontes. As principais diferenças deste tipo de turismo são as suas ideias e aquilo que procuram alcançar.

O Turismo Sustentável preza-se por respeitar a cultura dos locais e o ambiente natural do mesmo; contribui de forma activa na economia das famílias locais; reconhece que a energia e a água são recursos preciosíssimos e que há necessidade de os preservar; proteger e melhorar os destinos turísticos para que no futuro mais turistas possam usufruir do local e que as pessoas que vivem lá possam ter uma vida tranquila; assegurar a protecção da vida selvagem dos locais e assumem as responsabilidades pelas acções causadas pelos turistas e pelo turismo.

O objectivo é construir e orientar uma indústria de turismo que beneficie e satisfaça tanto os que viajam como o destino e a comunidade local (através de protecção e lucro económico). Ajudando a proteger o ambiente natural, a sua cultura, os seus hábitos e tradições estamos a assegurar a felicidade das populações residentes o que irá permitir também uma maior disponibilidade destes em receber os turistas. Ensinar à população os benefícios do turismo é uma forma também de melhorar a hospitalidade para com os turistas o que irá contribuir para a satisfação dos turistas e promover o seu regresso.

Tudo isso pode nos dar uma experiência de férias ainda melhor, bem como ajudar a garantir que são óptimos os lugares que visitamos e preservá-los para as gerações seguintes. As motivações dos turistas pelos destinos eleitos são variadas mas existem factores comuns a todas: o clima e as características do local. Mas para que esse destino turístico tenha sempre a mesma aceitação pelos turistas é necessário minimizar o impacto causado pela acção do turismo para assegurar a continuidade da escolha do local e proteger o património que o destino é, tanto hoje como para o futuro.

Praticamos o Turismo Sustentável

Problemas como o desgaste da camada de ozono, emissão de combustível, poluição e incêndios são aspectos que afectam o meio ambiente causando mudanças climáticas bruscas, alterações dos padrões de precipitação, aumento do nível dos mares e glaciares e mudança de habitats. O ambiente interfere directamente nas escolhas e na experiência retirada pelos turistas do local. Um meio ambiente cuidado e protegido resulta numa experiência de férias ainda melhor e a garantia de óptimos lugares para visitar através do alargamento da mente e do aproveitamento da beleza natural que os locais oferecem quer às gerações de hoje quer para as gerações vindouras.

O Turismo Sustentável dá a oportunidade de fazer a diferença quando viajamos. Ao escolher-mos um turismo responsável garantimos benefícios quer para os turistas quer para as populações locais e seu ambiente garantindo a sua continuidade e crescimento. Ao fazer escolhas simples como a escolha pelo turismo sustentável, estamos ajudar a garantir a protecção do ambiente natural e oferecer o máximo benefício para as comunidades que vivem nos lugares que todos nós gostamos de visitar.

O Turismo Sustentável rege pelos princípios de minimizar os efeitos negativos causados pelo turismo sobre o meio ambiente e utilizar as receitas vindas do turismo para ajudar a proteger os recursos naturais das populações receptoras.

 

A ecoTours Portugal rege-se por estes princípios e assume o compromisso de fazer mudanças reais nos territórios que actuam, pela gestão que faz do turismo de forma responsável e Sustentável, contribuindo de forma activa para a protecção do ambiente, tradições e cultura dos locais que visita.

O projecto “Eu sou eco-social” revela o compromisso da ecoTours Portugal com o turismo responsável e o desenvolvimento sustentável, que se baseia em três pontos importantes: equilíbrio social, prudência ecológica e dinamização da economia local. Contribuimos de forma activa para a melhoria das condições de vida da população local e preocupamo-nos constantemente em minimizar o impacto da presença e actos dos nossos turistas nas regiões visitadas de Portugal.

Somos um operador turístico socialmente e ecologicamente responsável. Não ficamos indiferentes aos problemas ambientais e conhecemos os desgastes que o turismo pode causar aos mesmos. Orgulhamo-nos em respeitar o espaço que nos rodeia, a cultura e as tradições dos destinos turísticos e em proporcionar experiências positivas, incutindo esse respeito quer aos turistas quer aos habitantes locais.

Os nossos programas turísticos são desenvolvidos tendo por base critérios de sustentabilidade, havendo a real preocupação de envolver todos os intervenientes (Clientes, parceiros e fornecedores) nas questões ambientais e dessa forma poder oferecer experiências realmente “eco”. Preocupamo-nos em minimizar os impactos das visitas efectuadas e reeducar e alertar quer habitantes quer turistas para os benefícios de um turismo responsável, fomentando o respeito pela cultura e tradições, assim como potenciando experiências positivas, tanto para os turistas como para os seus habitantes.

Criamos o projecto denominado “Eu sou eco-social” com o objectivo de diminuir os gastos e custos mensais em energia suportados por Associações de solidariedade locais de protecção a crianças. A pegada ecológica e as emissões de carbono de cada um dos programas são compensadas através de projectos de eficiência energética realizados em centros de solidariedade infantil localizados nas regiões visitadas.

 

O que é Turismo Sustentável?

 

Turismo Sustentável (também chamado de Turismo Responsável) é simplesmente sobre como fazer uma diferença positiva para as pessoas e o ambiente de destinos que viajamos através:

- Respeitar as culturas locais e ao ambiente natural

- Comprar localmente, dando um justo retorno económico para as famílias locais

- Reconhecer que a água e a energia são recursos preciosos que precisamos usar com cuidado

- Ajudar a proteger a vida selvagem

- Protecção e valorização de destinos favoritos para a satisfação futura dos visitantes e as pessoas que vivem lá

- Assumir a responsabilidade pelas nossas acções, sem comprometer o prazer

A ecoTours inspira-se por estes valores. Acreditamos que eles fazem uma grande diferença, não só para nossos clientes, mas para todas as pessoas envolvidas. A nossa missão é aperfeiçoar a experiência pessoal de lazer e ao mesmo tempo gerir nossas actividades de forma sustentável.

Nossos programas são baseados em critérios de sustentabilidade, utilizando listas de verificação a fim de monitorar todos os parceiros e fornecedores com as questões ambientais e, portanto, ser capaz de oferecer verdadeiras experiências sustentáveis.

Temos uma forte preocupação em minimizar o impacto das visitas, promovendo o respeito pela cultura e tradições, bem como melhorar as experiências positivas para ambos os turistas e os habitantes.

Nós criamos o projecto chamado "Eu sou eco-social", em parceria com ecoinside, cujo objectivo é reduzir os custos mensais e despesas de energia por associações locais de solidariedade para proteger as crianças. A pegada ecológica e as emissões de carbono de cada programa são compensadas por projectos de eficiência energética realizados em centros infantis de solidariedade localizados nas regiões visitadas.

Ao participar nas nossas viagens, está a contribuir para a melhorar as condições de vida das crianças desfavorecidas nas regiões visitadas, bem como diminuir o consumo de energia. Enviamos e-mails regularmente para que possa verificar os trabalhos feitos!

 

O que podemos fazer?

Apesar dos “esquemas de compensação" serem uma opção e grande princípio, é ainda melhor se poder considerar formas de reduzir as suas próprias emissões de carbono e resíduos, a longo prazo. Por exemplo, sabia que:

- Deixar o carregador do telemóvel ligado à tomada quando não estiver em uso ainda utiliza 5 watts de electricidade por hora?
- Deixar o PC em standby durante a noite faz com que utilize energia suficiente para aquecer seis jantares no microondas?
- O relógio de exibição no seu microondas usa tanta energia quanto o microondas por si só?
- Baixar o seu termostato de 1 grau irá reduzir a sua factura de aquecimento em até 10%?
- Lâmpadas de baixo consumo usam apenas um quarto da energia de lâmpadas normais e duram cerca de 8 vezes mais?
- Não é verdade que ligar e desligar luzes fluorescentes gasta mais energia do que deixá-las ligadas.
- 10% da energia utilizada no mundo desenvolvido é causada por aparelhos deixados ligados em standby?
- É preciso 95% menos de energia para reciclar uma lata de alumínio do que fazer uma nova?
- O Padrão Britânico de revestimento na sua caldeira custa cerca de £ 10 e vai economizar cerca de £ 20 por ano na conta de energia?
- Cerca de 50 a 80% de pneus de automóveis são inflados abaixo de modo que cada carro desperdice cerca de 5% do seu consumo de combustível?